
Terapia na afasia

A afasia...
Afasia é o comprometimento da linguagem após um dano cerebral. A causa mais comum da afasia é o acidente vascular cerebral (AVC) no lado esquerdo do cérebro, que é o dominante para a função da linguagem na maioria das pessoas. Outras causas podem ser o traumatismo cranioencefálico (TCE), tumor cerebral, aneurisma, infecções cerebrais e alguns tipos de demência, como as afasias progressivas primárias.
O comprometimento da linguagem de uma pessoa com afasia pode variar em termos de gravidade e de envolvimento das habilidades necessárias para se comunicar, incluindo tanto a expressão como a compreensão oral da linguagem, a leitura e a escrita. A dificuldade de uma pessoa afásica em se comunicar pode variar desde graus mais leves (ex.: ser difícil lembrar uma palavra específica durante uma conversa ou não compreender um contexto ou ditado popular), até mais graves (ex.: não conseguir elaborar uma frase para falar ou escrever, não conseguir mais ler e não compreender o que os outros falam). Dependendo dos sintomas que o indivíduo apresentar, pode ocorrer a perda da habilidade de usar a comunicação como um instrumento de participação social na vida. Algumas dificuldades podem ser minimizadas ao longo do tempo, enquanto outras podem permanecer.
É relevante também enfatizar que quanto mais cedo for iniciada a intervenção (se possível, já na unidade de internação hospitalar), mais eficaz torna-se o tratamento, devido à maior capacidade de plasticidade do sistema nervoso na fase pós-lesão.
Fonte: SBFA